sexta-feira, 28 de agosto de 2015

[ATUALIZADO] Que fim levou o Show do Milhão?

http://www.superradio.com.br/site/wp-content/uploads/2014/02/piores-show-do-milhao.jpg
Peraí que bateu a dúvida aqui também! o.O

Quantas noites de saudável diversão eu tive graças ao Show do Milhão! Tem coisa mais divertida do que rir da burrice alheia? Quem assiste hoje ao Merda Mega Senha não tem noção do quanto era engraçado ver aquilo. Mas, infelizmente, acabou. Você sabe por quê?

Para quem não se lembra, o Show do Milhão era um programa de perguntas e respostas, apresentado pelo Silvio Santos, em que uma pergunta era formulada e a pessoa tinha quatro opções de resposta, como na imagem que abre este post.

Se a pessoa acertasse, seguiria para a próxima pergunta, valendo mais dinheiro. No exemplo da imagem, o rapaz estava respondendo à pergunta que valia 3 mil reais. Se ele desistisse de responder, levaria apenas os 2 mil que já havia ganho. Se errasse, levaria apenas metade do que ganhara (mil reais, no caso).

O jogo ia ficando mais difícil, principalmente nas perguntas com valores superiores a 50 mil reais. Se a pessoa tivesse dúvida, ainda podia usar a ajuda das cartas (as cartas permitiam tirar uma, duas ou até três respostas erradas da tela, e ajudavam a tirar dúvidas) ou pedir a opinião das placas (de uma pequena plateia ali presente) ou aos universitários que eram convidados pelo programa. Até hoje ainda ouço gente brincando com "ajuda dos universitários".

http://2.bp.blogspot.com/-GLNVVfu8ccQ/Va5tT4gexUI/AAAAAAAAOvw/FvoMoOUkHyE/s640/ss.jpg

Se tudo mais falhasse, a pessoa tinha, durante o programa, 3 oportunidades para pular a pergunta duvidosa e responder outra em seu lugar. Com certeza você encontrará vídeos sem fim pela internet para ver como era o jogo.

Mas, no dia 15 de junho de 2000, aconteceu algo que acabou levando ao fim do programa. Neste dia, a baiana Ana Lúcia subiu ao palco para jogar, acertando pergunta após pergunta, e, quando o Silvio Santos deu pela coisa, ela acertou a pergunta de 500 mil reais, e se credenciou a responder à pergunta de 1 milhão!

Perguntada, respondeu que não iria responder à pergunta final, e que iria ficar com os 500 mil já ganhos, sabendo que, caso errasse, levaria para casa apenas um pixuleco de R$ 300,00 a título de participação no programa.

Esta é a cara de quem perde 1 milhão numa pergunta fácil. =/
Sinceramente, eu já teria parado na pergunta de 100 mil. Imagine você com 500 mil na mão há 15 anos atrás! É dinheiro ou não é, auditório?

Na pergunta final não se podia usar ajuda nenhuma nem pular. Acertou, bem. Errou, azar. E o Silvio mostrou para ela qual seria a pergunta final:

A Constituição reconhece direitos aos índios de quanto do território brasileiro?

1 - 22%
2 - 02%
3 - 04%
4 - 10%

A resposta certa, de acordo com o programa, seria a número 4, mas, após o programa, ela não se deu por resignada, e recorreu à Justiça, requerendo que o Grupo Silvio Santos lhe pagasse outros 500 mil,além do que já havia ganho, porque, de acordo com ela, a última pergunta havia sido propositalmente mal formulada, de maneira a induzi-la a erro. Seria uma pergunta "irrespondível" e ela, mesmo que resolvesse tentar oferecer resposta, não poderia.

E a Justiça deu razão à dona Ana Lúcia! Em linhas gerais, os juízes e desembargadores ao longo do processo lhe deram razão, porque a pergunta faz menção à Constituição Federal, e ela simplesmente não traz percentual algum do território nacional a ser declarado terra indígena!

Na sua defesa, o SBT se enrolou mais ainda, informando que a pergunta havia sido feita com base na enciclopédia BARSA (ou seja, mais uma vez, não havia nada na Constituição).

Por fim, o assunto chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que deu razão à dona Ana Lúcia, porque a pergunta teria sido, na visão dos ministros, mal formulada de forma maldosa, tirando-lhe a chance de responder corretamente e levar 1 milhão de reais para casa.

No fim, eles pegaram 500 mil (o valor que ela queria), dividiram por 4 (o número de respostas possíveis) e lhe deram um quarto dos 500 mil, ou seja, no fim, ela levou 125 mil reais. Ou seja, além dos 500 mil que ela levou, ainda levou mais 125 mil!

Se alguém aí quise se aventurar na árida leitura da decisão judicial do STJ, basta seguir o link. Quer ver outro cara que perdeu um milhão? Clica aqui!

E aí, será que o Mega Senha também vai sofrer uma dessas um dia?

[ATUALIZAÇÃO]: alguém gravou e subiu para o youtube, em 4 partes, o programa original. Infelizmente, a parte crucial não está mais disponível, mas dá pra ver a parte 1 e a parte 2. E aqui temos o felizardo que LEVOU um milhão!

MRJ