quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vem aí a EmTech in Rio


Rio de Janeiro. Praia, tráfico, samba, assalto, cerveja, violência, mulatas, estupros, carnaval, trânsito caótico, funk, Copa do Mundo, Olimpíadas...ufa! Não dá pra descrever o tanto de eventos (mesmo alguns esquisitos, como este) que são sediados na cidade, e ontem foi anunciado mais um, da área de tecnologia, e isto é ótimo!


Será realizada na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, nos dias 18 e 19 de novembro, a conferência mundial sobre tecnologias emergentes (EmTech), organizada pela MIT Technology Review, que é uma publicação do MIT e que também ocorre em outros países, como Espanha, Cingapura e Hong Kong.

Esta será a primeira edição desta conferência no Brasil, e seu foco será tratar de tecnologias que tendem a mudar o mundo nos próximos anos, nas mais diversas áreas, como educação, medicina, biotecnologia e abastecimento de água (alô, SP, alguém?).

Cidade das Artes: é ou não é a máscara do Darth Vader?
Durante o evento haverá um fórum de investimentos para apresentar startups brasileiras inovadoras a potenciais investidores, e também serão entregues os prêmios da segunda edição do prêmio "Inovadores com menos de 35 anos" (droga, vou ficar de fora!).

Premiado no ano passado, o brasileiro Eduardo Bontempo, criador da plataforma Geekie Lab, que aplica inteligência artificial à educação afirmou que o prêmio confere credibilidade ao negócio, e é muito importante para quem está começando, principalmente num país onde se investe tão pouco em inovação, ciência e tecnologia.

O evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros que debaterão as mudanças tecnológicas com cerca de 800 cientistas, empresários, empreendedores, inovadores e pesquisadores.

Israel Ruiz, vice-presidente do MIT, afirmou que a tecnologia pode transformar vidas, e ela gerou mudanças essenciais em todas as indústrias, e chegou a hora de se priorizar as mudanças na educação de qualidade em todo o mundo. 

Cecilia Nicolini, diretora da EmTech Brasil e da MIT Technology Review, diz que a EmTech pretende ser um espaço para criar e pensar, promovendo soluções tecnológicas para problemas da vida real. Se você já quiser ir se inspirando, pode entrar no site da EmTech 2015, que também será realizada nos EUA em novembro.

Agora, a parte ruim: o evento será fechado para convidados, mas poderá ser acompanhado ao vivo pela internet. =/

MRJ