segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Baidu lança assistente pessoal Duer, e isto é ótimo!

Instalado com sucesso!
Baidu. Este nome dá arrepios em alguns (inclusive em mim), mas há quem defenda e até recomende. Polêmico, o "Google da China" não para de copiar inovar e agora resolveu partir para o assistente pessoal próprio.

Siri, Cortana e o nosso querido Google Now acabaram de ganhar um concorrente: o Baidu Duer, que, por enquanto, deverá ser lançado apenas para o Android e permitirá ao usuário controlar dispositivos de casa, fazer compras online e consultar a previsão do tempo, por exemplo.

Obviamente, o assistente estará integrado no app de pesquisa do Baidu, que está sendo silenciosamente instalado no seu dispositivo enquanto você lê isso. Posteriormente, porém, ele deverá se integrar a outros apps (Imaginem a festa que ele vai fazer ao se integrar no seu Facebook, WhatsApp, app de email...) e, num improvável cenário, há a previsão de um futuro lançamento para o iOS. Eric ainda está livre, pode comemorar!

Peraí que agora vou instalar o HAO123
Mas o mais curioso é que o Duer pode vir a ser o assistente escolhido pela BMW para ser integrado a um carro autônomo em processo de desenvolvimento. Integrado ao Baidu Maps. Brace youselves! Pensando bem, poderia ser pior se usassem o Apple Maps (sorry, zanac_compile).

Alguns blogs de tecnologia, como o PPLWARE e o Tecmundo estão afirmando que a palavra Duer significa, em aproximação "Secretário DU", mas estão deixando de lado que, além de usar o "DU" de BaiDU no final do nome, para criar um nome legal em Chinês, eles acabaram por criar um nome sensacional também em Inglês, já que Duer fica bem próximo de "doer", algo como "fazedor", e isto é ótimo! Resta saber: fazedor de quê?

Sai Jarvis, entra Duer.
Pensando bem, "doer", em Português, é algo que a barra do Baidu e o Baidu Antivirus já nos fazem sentir há muito tempo, então é um bom nome na nossa língua também!

Agora que você já acabou de ler, provavelmente já pode usar no seu dispositivo e comentar aí suas impressões.

MRJ Duer