quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Meus APPs imprescindíveis - parte 1

Nestes últimos 2 dias, temos discutido o Windows Phone aqui, e tudo por causa da mamãe. Sistemas mobile, vocês sabem, podem sucitar paixões (uns mais que os outros...uy!), mas a grande verdade é que sem os apps, o sistema não é nada. Após ler as opiniões de alguns dos nossos leitores promíscuos que trocaram de sistema, é inevitável falarmos sobre apps. Afinal, o que é essencial para cada um de nós?

Spoiler: não se anima não, que isto aqui não é a ressurreição do Trollcnologia. É só uma fase. Dito isto, voltemos:

Fora os aplicativos gerais, cujas variações nos servirão de forma mais ou menos parecida em qualquer sistema (GPS, mapas, leitor de QR Codes, scanner, browser de internet, emails - inclusive apps do Gmail e Outlook em todos eles -, o app do seu Banco etc), existem outros que você com certeza não abre mão. 

Vou apresentar aqui a lista do que eu acho que seria de difícil substituição, já que hoje eu uso Android, e gostaria que vocês me apontassem se conhecem bons substitutos para WP ou iOS, ou simplesmente digam quais são os seus apps de eleição. Vamos fazer uma troca legal de informações!

1. Blacklist


Se um dia eu tivesse que deixar o Android, antes me certificaria de haver um substituto à altura para o Blacklist. Como o nome já deixa claro, com ele você facilmente cria uma lista negra de números dos quais não quer receber (mais) ligações. O telemarketing te ligou? Desligue, vá à aba "recentes", adicione aquele número e NUNCA MAIS receba outra ligação! Libertador!

2. CM Browser



Sim, eu sei que eu coloquei browsers no pacotão "geral de qualquer sistema" logo ali em cima, mas este é um caso à parte. Nem vou me alongar, porque já escrevi sobre ele aqui. Para quem não conhece, vale a pena ler meu review e experimentar. No Android, nunca mais sofri com o Chrome. Recomendo muitíssimo. Veja lá na Play Store.

3. Dropbox

Pode ser que você tenha lá suas preferências, como o Google Drive ou SkyDrive. Para mim, porém, após experimentar todas estas opções (além de outras, como o BOX, 4Shared etc), o que ficou mesmo foi o Dropbox, pela integração direta com a pasta local no PC, e a qualidade e velocidade com que faz isso. Não abro mão.

4. Endomondo


Sou daqueles que odeiam academia e exercício físico, mas fazem. E, como acho academia um verdadeiro porre, há alguns dias em que me rebelo e prefiro correr na rua. Só que, quando eu corro na esteira, eu levo um pendrive para salvar a atividade e jogar no PC, onde a página do fabricante da esteira grava todas as minhas corridas, faz gráficos e tal. Quando me dá na telha de ir pra rua, o Endomondo é fundamental. OBS.: sou meio puto com o Endomondo, porque há uns 3 anos comprei a versão PRO, e agora eles mudaram a regra do jogo, criaram uma nova versão com mais coisas e me jogaram de novo para a versão mais simples! Talvez seja hora de partir para o Runtastic.

5. ES File Explorer
Se você usa Android e ainda não usa o ES File Explorer, pare tudo o que está fazendo e instale já! Ele enxerga toda a sua rede local e permite fazer toda espécie de gambiarra fácil, fácil. Por exemplo: o meu roteador wifi tem duas portas USB que me permitem compartilhar até 9 (eu disse nove!) HDs na rede wifi local, usando hubs USB. Como sou modesto, só tenho um, de 2TB, onde estão músicas, filmes e séries. Com este app, posso acessar meu disco compartilhado e assistir o episódio que eu quiser, ou abrir uma pasta de músicas para ouvir e compartilhar via bluetooth com minhas caixas. Quando finalmente eu tomar vergonha e comprar o Chromecast, vai ser melhor ainda, porque ele já tem uma versão para isso. Por enquanto, vai no HDMI mesmo. =P

Por hoje é só. Amanhã - ou outro dia, sei lá - tem mais. E vocês? Que opções a estes apps vocês escolheriam? Por quê? Que outros apps vocês acham que são essenciais? Continua na parte 2.

MRJ