quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Você é o autor - placas de vídeo

GTA5: devorador de recursos
Já falei algumas vezes por essas internets de meu Deus que eu tenho formação técnica na área de informática. Só que isso foi lá no longínquo 1993 e eu não exerço a profissão. Embora eu ame tecnologia, não dá pra ficar 100% por dentro de cada formato, cada tipo de conexão, cada mudança de quantidade de bits, tipo de memória usado, etc. E acabei de concluir que ignoro o que se passa com as placas de vídeo atuais e, por isso, resolvi recorrer a vocês.

Sou do tempo em que um K6-II 500 com uma poderosa RIVA TNT com 32MB de memória era um maquinão. Desde essa época eu perdi o costume de jogar games. Sdds, Duke Nukem 3D ='( 

Mas aí resolvi dar uma chance a uma placa mais atual que a minha NVIDIA N210 para ver se dá pra brincar um pouquinho. Fui todo empolgado no Mercado Livre fuçar as placas mais atuais, e achei até legalzinha, uma tal Geforce 9500GT:

Menos de R$ 240 no Mercadolivre
Segui para a seção de perguntas e tomei um susto: um rapaz perguntou se dá pra jogar GTA V ou ARK, e o vendedor falou que não. Disse que para jogos pesados ele recomenda uma XFX R7 260x com 2GB de memória (R$ 700) ou uma GTX750TI com igualmente 2GB de memória DDR5 (R$ 900).

Aí fui buscar as especificações da tal 9500GT, e descobri que a bicha, apesar de ter cara de parruda, já é antiguinha, porque só tem 1GB de memória DDR2. Confere, produção? Será que pelo menos roda Crysis?

Afinal, meninos, o que é que vocês estão usando para jogar hoje em dia? Quanto dinheiro vocês andam investindo em placas de vídeo? o.O

O que é uma placa atual BOA para rodar os jogos mais atuais? 

Essa pergunta é boa: O que vale mais a pena - ter duas placas medianas em crossfire ou uma placa pica das galáxias sozinha? Explico: o único desktop que ainda sobrou lá em casa tem uma placa-mãe que já foi pica (Intel DX975XBX2, a famosa "BadAxe2"), com 3 slots PCI Express. Esse provavelmente vai ser meu último desktop, porque a patroa já está há uns 3 anos me pedindo pra botar ele pra correr...kkkkk

Vamos à configuração completa:
Placa-mãe Intel DX975XBX2
Processador Core2Duo E7400, mas não se preocupe, estou disposto a comprar um Xeon quad X3230, que é o máximo que a placa aceita.
Memória RAM: 4GB não-ECC, mas dá pra dobrar, porque tem 2 slots livres
Fonte: não lembro a marca, mas é uma fonte real e de 750W
Placa de vídeo: Nvidia N210

Não se desesperem: essa máquina hoje roda o Linux Mint, ou seja, está sobrando processamento e memória para o meu uso (basicamente internet, aplicativos do tipo office, torrent e assistir vídeos, inclusive em 1080p). Em uso normal, ele dificilmente chega a usar 1GB de memória do sistema. Mas eu ando pensando em meter um Windows 10 e uns games só de farra num outro HD que está aqui parado, só que agora já comecei a achar que é gastar vela boa com defunto ruim!

Independente da minha máquina, falem sobre placas de vídeo. O que é que está bombando no mercado? Quais são os diferenciais? Onde estão os gargalos?

Conto com vocês para mais um post brilhante da série "você é o autor", como foram este e este!

EDIT: como sempre, vou dando destaque aos melhores comentários, de forma rotativa, pra galera se inspirar.

MRJ