terça-feira, 6 de outubro de 2015

Meu celular não carrega mais. E agora?

E agora, José?
Imagine a cena: você tem um celular, sabe que a bateria dele está em bom estado e segurando bastante carga. Mas o conector micro USB do bicho deu defeito e agora ele não consegue carregar mais. Já te aconteceu? Comigo já.
Acontece que minha mulher teve um excelente celular há alguns anos, e eu resolvi resgatá-lo para um projeto de lifehack que tenho. Se o projeto vingar, terei o maior prazer de postar aqui.

O bichinho tava encostado justamente pelo problema acima. A primeira providência foi levar a uma autorizada  banquinha dessas de celular que tem em qualquer esquina para mandar trocar o conector. Ledo engano. Ali começava um périplo sem fim.

Acontece que o conector desse aparelho é muito específico e ele não aceita adaptações de conectores de outras marcas. Procurei umas 15 lojas pra tentar trocar o conector, e apenas uma me deu esperanças, desde que eu ligue para lá na próxima quinta-feira para saber se o fornecedor deles tem o tal bendito conector. 

O pior caso foi o de um cara que disse que não tem o conector, mas que eu iria gastar uns 120 reais no conserto. Pra gastar esse dinheiro, é melhor  ele voltar pra gaveta.

Enquanto isso, que fazer? Ele estava com apenas uns 4% de bateria restantes, e eu não queria deixá-la zerar. Numa dessas lojinhas, um rapaz me deu a luz, quando me ofereceu um carregador de bateria universal. Conhece? Veja no vídeo:


Confesso a vocês que meu pai já tinha comprado um desses para seu dumbphone há mais de um ano, e eu falei pra ele jogar aquilo fora, porque era perigoso e poderia até explodir a bateria. Além do mais, era inútil, já que ele tinha o carregador e estava funcionando!

Ainda continuo achando que esse troço pode vir a explodir baterias por aí (muito embora uma etiqueta no produto diga que ele fornece saída a 4.2V/1500mA, no máximo), por isso, só topei por estar absolutamente sem outra alternativa.

Então, já sabe: se estiver sem carregador, completamente no sufoco, numa emergência, essa pode ser uma solução viável. Carregou 100% a bateria do smartphone que estava encostado.

Mesmo assim, só pretendo usar este expediente para testes do meu projetinho, porque o projeto final depende dele carregando direto a bateria, o que só dá pra fazer com ela dentro do aparelho, e não fora, como este carregador faz.

Já encontrei a peça que preciso no MercadoLivre e, se a moça não me arrumar solução nesta quinta-feira, devo comprar no ML mesmo e mandar alguém soldar (não sou bom com solda de coisas tão delicadas como uma plaquinha tão pequena).

Se tudo der certo, semana que vem vou postar pra vocês o projeto executado! Stay tuned!

MRJ