terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tem que entregar TCC até dezembro? Seus problemas acabaram!

Quem nunca?
É incrível como acrósticos de apenas três letrinhas podem manter nossas mentes ligadas. Você lê MRJ e pensa em mim, ou lembra do MBM (este blog) ou do ODZ (aquele outro blog). Mas nenhum outro é capaz de te deixar tão ligado quanto TCC. Principalmente agora, em novembro!


Trabalho de Conclusão de Curso, vulgo monografia. Você já entra na faculdade sabendo que vai ter de apresentar essa desgraça ao final, e com prazo certo, senão, nada de formatura.

Escolher o assunto pode ser entediante ou até divertido, se você der a sorte de falar sobre algo por que realmente se interessa.

A pesquisa, em si, é só leitura e fichamento, algo que qualquer um deveria fazer com um pé nas costas. Mas o verdadeiro TERROR é o momento de formatar a desgraça. E não: não foi só você que teve a ideia de bombardear a ABNT. Todos nós pensamos nisso algum dia.

Pois bem, agora há uma forma menos criminosa de apresentar seu TCC sem recorrer a ~malandrinhos~ que "digitam" a monografia para você. Você sabe do que eu estou falando, não se faça de desentendido!

Algum perlustrado catedrático, num dia de iluminação, resolveu que era hora de a tecnologia nos ajudar a resolver esse problema. Nasceu aí o FastFormat, um site que formata trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT!


Como dizem, a necessidade é a mãe da invenção, e foi justamente ela que deu à luz o FastFormat em 2010, quando três amigos estavam fazendo um mestrado na UFPE e se viram às voltas com apresentações e mais apresentações durante o curso. 

Assim, como uma forma de agilizar seus próprios trabalhos e ainda ganhar algum dinheiro com isso, eles desenvolveram o site que, além de aplicar aos textos as normas da ABNT, ainda oferece templates para TCCs, dissertações e teses!

Fazer login com o Feice, que tanto atrapalha na vida escolar? Oh, the irony!
Ao entrar, você é jogado para "Meus documentos"
Em Meus documentos, você pode criar novo arquivo já formatado de acordo com as regras da ABNT. Se quiser, pode pegar os modelos prontos em Templates:

Templates para diversas instituições e finalidades!
É inacreditável. Você pode fazer busca pela instituição de ensino e encontrará modelos pré-formatados, incluindo a capa personalizada com o logo da universidade.

É claro que o site tem um editor completo, com todas as funções que se espera de um editor de texto, incluída a pré-visualização e impressão em diversos formatos (como docX, PDF e até LateX).


Pode parecer bom demais para ser verdade. Aliás, pode até ser bom demais mesmo, mas é verdade, e o que é melhor, os preços não são extorsivos:

Então, já sabe: o final do ano (e do curso) estão aí. Material gratuito de pesquisa é o que não falta, e agora você também tem tudo para não perder tempo com formatação. Tá esperando o que para se formar?

MRJ